24aos24

24aos24: Relaxar!

23 de maio de 2016

Oi gente!
Mais um desafio do 24aos24, e o desafio dessa semana é mais um que entra pra lista de desafios muito difíceis de serem cumpridos. Relaxar é a palavra que escolhi pra substituir uma expressão muito mais forte e de mais impacto, que é controlar a ansiedade. Vou explicar o porquê…

Há algum tempo, percebi que tinha crises, crises que mais tarde descobri lendo e pesquisando por aí que poderia ser ansiedade patológica. Ou seja, não é aquela euforia por algo bom que está para acontecer, como uma festa no fim de semana, por exemplo. Mas sim um sentimento ruim, do qual a mente não desliga de algo que não se tem nem a certeza se vai ou não acontecer e mesmo assim já sofre. Confuso, não é? Sim, muito confuso e perturbador.

Estive lendo um livro do Augusto Cury sobre ansiedade, no qual ele explica que muitos de nós sofremos de SPA, que é a síndrome do pensamento acelerado. E eu me encaixei em muitos questionamentos que ele faz no livro. “Você sofre por antecipação?” Sim. “Você acorda cansado?” Sim. “Não tolera trabalhar com pessoas lentas?” Sim. “Tem dores de cabeça e muscular?” Sim sim sim, definitivamente sim! Entre muitas outras questões.

Mas mesmo com essa conclusão, não me acho no direito de afirmar que tenho essa doença, até porque não posso me auto diagnosticar. E sei que ansiedade não é brincadeira. Já vi depoimentos de gente que sofre muito com isso, sofre a ponto de não conseguir ter uma vida saudável, e precisar de remédios pra conseguir levar a vida numa boa.
Claro, acredito que assim como qualquer distúrbio, ela pode se manifestar de diferentes formas. E por isso, a minha inquietação, o meu pensamento contínuo e todo o sofrimento e angústia que me causam, pode ser um estágio de ansiedade.

Assisti um vídeo recentemente, em que a pessoa disse que a forma com que ela lida com a ansiedade diante de um problema, é buscar saídas racionais para esse problema, antes de sofrer por ele. E falar, sempre falar o que incomoda ao invés de guardar. Limpar a mente e tentar se manter tranquilo.

Sinto que a ansiedade, ou seja lá o que eu sofro, não é uma escolha. E muito menos drama. É algo terrível, em que muitas das vezes eu não me sinto capaz de me livrar. No entanto, depois do que tenho lido e assistido, espero poder ver isso sob outra perspectiva.
Usei a palavra relaxar, mesmo sabendo que não se trata apenas disso. Pretendo futuramente procurar ajuda médica. Mas já é um começo, não é mesmo?

Você aí, tem alguma coisa sobre essa assunto pra compartilhar?

Grande beijo,
Thai.

You Might Also Like

2 Comentários

  • Reply Tanara Hormain 23 de maio de 2016 at 4:36 pm

    Eu nunca fui ao médico para saber sobre, mas eu sofro muito com ansiedade. Eu me cobro muito, sofro demais por antecedência, uma angústia sem fim parece! Tenho curiosidade de ir ao médico, mas tem tanta coisa que a gente bota como prioridade na frente e é tão caro ir a um especialista que acabo deixando de lado.

    Não gosto quando acham que é importante, me irrita demais acharem que o que eu sinto é bobagem ou frescura. Eu sofro no início da semana, pois quero o final de semana, sofro quando chega perto do final de semana, pois tem mil coisas a fazer e eu vejo pouco as pessoas, quando acaba o final de semana eu sofro que tenho que voltar para Pelotas e assim reinicia o ciclo =/

    Eu tento, juro que tento relaxar! Mas é tão difícil.

    • Reply Thai 28 de maio de 2016 at 3:10 pm

      Sei exatamente como se sente, e sei também como é difícil fazer quem não sente algo parecido entender como essa sensação é angustiante.
      Também compartilho da opinião do quão caro é um especialista, mas fico pensando no quanto isso pode ajudar. Enquanto não posso ir, justamente por questões financeira, fico me desafiando a relaxar, mesmo sabendo que é bem difícil mesmo.
      Obrigada por compartilhar, fico feliz com a visita. E que você também consiga se sentir melhor. Beijo!

    Leave a Reply