24aos24

24aos24: Slow Fashion!

25 de julho de 2016

Oi gente!

Bem, desde que comecei a me interessar por blogs a ponto de querer criar o meu próprio, o que eu mais ouvir falar foi o termo Fast Fashion, que se baseia no consumo mais barato e mais acelerado, onde a quantidade é mais valorizada do que a qualidade. Eu sou uma consumidora de fast fashion, e sempre me considerei uma pessoa que preza pela quantidade do que pela qualidade, quando o assunto é roupas. Até pouco tempo quando o termo Slow Fashion me pegou de surpresa e fez com que eu quisesse ir a fundo nesse assunto, a ponto de quer adotar pra minha vida. Mas e aí, o que é slow fashion?

“O slow fashion é um conceito atual que busca produzir moda de forma consciente, sem afetar em demasia o meio ambiente procurando respeitar aspectos sociais e econômicos. Através da busca de novos caminhos que façam do design, confecção e consumo a seguir para uma vertente mais justa e responsável com o planeta e seus pertencentes.”

Tirei essa explicação do site da marca Orna, que é a marca das irmãs Alcântara do blog Tudo Orna. Tem mais coisas sobre o slow fashion e como isso é a cara da marca delas AQUI.

Outro post muito esclarecedor foi o que li no blog GWS, onde em um post de 2014 sobre o assunto, você pode ler AQUI. (Sério, leiam esse post, me abriu muito os olhos!) Por esse post ter uns dois anos que me surpreendi mais ainda em como todo mundo está mais interessado em propagar a ideia do fast fashion, do que o contrário. Porque sobre o slow fashion, quase ninguém fala. Mesmo a produção desenfreada sendo muito prejudicial pro meio ambiente.

Eu percebi a pouco tempo que tenho me interessado em comprar peças chaves pro meu guarda roupa. E com isso fazer combinações com coisas que já possuo. Acredito que quem já tem pouca grana pra gastar com roupa acaba fazendo isso naturalmente. Sempre apostando em compras mais conscientes. E não comprando coisas por impulso e descobrindo depois que não tem nada com o que combinar com tal peça. Compras em brechó, também é bastante incentivada nesse novo conceito. Já ouviram falar de armário-capsula? Tem tudo a ver com slow fashion. Também é um assunto muito legal pra se ler sobre. Vale lembrar que a compra consciente vai além disso. Saber o precedente das marcas também é um ponto importante. Talvez o mais importante.

Pode parecer até hipocrisia um post desse em um blog de moda, uma vez que é muito fácil ligar a moda ao consumo desenfreado. Mas mudar a forma de consumo e inserir esse conceito no guarda roupa, vai continuar sendo moda.

Esse desejo surgiu a pouco tempo, acredito que eu ainda tenho muito o que amadurecer em relação a essa ideia, ler mais, me inteirar mais sobre o assunto. Mas ter esse primeiro contato sobre o assunto me abriu um pouco os olhos e está diretamente ligado também a deixar de ser tão consumista. Espero poder conseguir me ajudar pra ajudar também vocês que tem interesse nesse novo estilo de consumo. Sei que a mudança não vai ser radical e nem de uma hora pra outra, mas uma pequena sementinha já foi plantada na minha consciência e sendo assim, pelo menos um pouquinho vai ser mudado.

E você, o que achou desse assunto? Você já é adepto, conhece ou nunca ouviu falar?  Vamos conversar sobre?

Grande beijo,
Thai.

You Might Also Like

2 Comentários

  • Reply Carmen 28 de julho de 2016 at 8:46 am

    Achei que não sabia o que era Slow Fashion, mas no fim sabia mais ou menos rsrsrsr

    Acho que já tinhamos comentado desse assunto quando falamos sobre Armário Capsula uma vez, lembra?

    O conceito é incrível e com certeza gostaria de um armário com as roupas mostradas na foto do post, seria meu sonho? rsrsrsr

    Não tenho acumulado roupas depois da ultima mudança, mas acho que o problema é que elas não combinam muito entre si. Se pudesse e tivesse grana pra isso, doaria todas e começaria do zero, igual o Insta rsrsrs

    Enquanto isso, vamos sonhando e tentando adaptar…

    Amei o post e amei saber que já sabia um pouquinho kkkk

    :* :* :*

  • Reply Tanara Hormain 25 de julho de 2016 at 10:21 pm

    Acompanho o insta do Tudo Orna e não sabia disso, achei muito show! Tenho interesse de aderir a isso, há algum tempo tenho tentado mudar o conteúdo para não só moda, pois a moda realmente geralmente está ligada ao consumo desenfreado, mas não precisa ser assim.

    Adorei o post de hoje 😀

  • Leave a Reply