24aos24

24aos24: Ser Menos Consumista!

21 de março de 2016

Oi gente!

O desafio de hoje, é mais um daqueles cabeludos. Daqueles que vivo tentando alcançar, no entanto sempre acabo falhando. Baixar o meu nível de consumismo, ou sendo otimista, acabar com ele, é um desafio e tanto. Por isso trouxe pro 24aos24, porque do jeito que tá, definitivamente, não dá pra ficar.

compras

O meu certo descontrole com compras é sendo voltado pra roupas. E o meu histórico com roupas, pode explicar muita coisa do cenário atual que é a minha relação com as compras de roupa, mesmo não justificando nada. Então vamos começar do começo…

Eu nunca fui rica. Na realidade, pode-se considerar que tive uma infância e adolescência pobre. Veja bem, pobre, jamais miserável. Nunca me faltou nada. Sempre tive o que comer, o que vestir, material pra estudar, nunca passei frio, nunca sofri nenhum tipo de real necessidade. No entanto, desde cedo, aprendi que não tínhamos dinheiro para excessos. Com a adolescência, isso acabou ficando um pouco mais complicado. Porque menina adolescente sempre quer tudo, e comigo não foi diferente.

Eu ganhava roupa de uma prima minha, e sempre adorava quando vinha aquela sacola cheia de coisa pra eu experimentar! Juro, era uma grande felicidade. Porque só assim eu conseguia ter uma variedade de roupas. Porque as novinhas vindas de lojas, não vinham com tanta frequência.

Os anos se passaram, e então eu comecei a ter o meu próprio dinheiro, e eis que o meu consumismo até então adormecido pela falta de grana, deu as caras: eu simplesmente parei de passar vontade. Se eu realmente gostava de alguma coisa, eu ia lá e comprava, sem dó nem piedade. E até hoje, sou meio assim, mesmo que a minha realidade financeira seja outra. Afinal, hoje em dia, tenho salário de estagiária, bem mais baixa do que ganhava no outro emprego.

No começo do ano passado, voltei a ficar desempregada, pois pedi demissão pra me mudar pra Rio Grande. E mesmo com o Diego sendo generoso comigo, ainda tinha meus momentos de vontade de comprar. Talvez nem tudo que eu queria fosse realmente necessário, mas quem é mulher sabe, nem só de necessidades se sustenta um guarda roupa feminino. Mas o problema é esse, acho que ás vezes passo do limite e eu quero voltar a viver dentro do limite (do meu dinheiro rs).

Não me orgulho em dizer que o meu dinheiro é praticamente todo pra roupa, mas a verdade tem que ser dita. Ás vezes passo da conta e acabo sem dinheiro pra qualquer outra coisa. Isso não é legal, e eu sei bem que não. Não dá pra viver no meio da crise sem um tostão guardado. O maior aliado das minhas compras, também é o meu maior vilão: o cartão de crédito. Nele eu entro na Renner (outra vilã na minha vida), compro e sempre divido. E os meses passam e lá estou eu, ainda pagando por aquilo. Acho que a maneira certa de comprar é juntar o dinheiro, para então ir e comprar à vista. Saindo da loja sem nenhuma culpa. Mas não sei o que é isso faz tempo.

Então é isso pessoal, desafio lançado! Acredito que deixar de ser consumista, ir do 10 a zero na escala de louca das compras é muito difícil. Até porque a moda tá aí, sempre trazendo um monte de coisas lindas e a vontade de estar igualmente linda está sempre presente. rs Mas quero resumir as minhas compras a reais necessidades, afinal, se tem uma coisa que os anos de consumismo me trouxeram, foram muitas roupas! (Mesmo que eu sempre diga que não tenho roupa pra usar). E com isso, quero ter a felicidade de me libertar do cartão de crédito, e ainda ter um dinheirinho sobrando.

Quem aí tá nesse mesmo dilema? Ama comprar mas tá querendo economizar? Vamos entrar nessa juntos? Me diz aí qual a sua relação com o consumismo. Se você for alguém moderado, me dê umas dicas, vou adorar saber!

Rezem por mim! Haha

Um grande beijo, (e pra você que leu até aqui, um beijo maior ainda haha)
Thai.

You Might Also Like

6 Comentários

  • Reply Tamy Brum 22 de março de 2016 at 2:22 am

    Pôxa Thai, como me identifico com teu post! Eu também me impus esse desafio, mas no meu caso foi necessidade, por conta do marido ter perdido o emprego no começo desse mês.
    Já faz dois meses que não parcelo absolutamente nada. Tenho comprado menos, mas á vista, e vou te dizer, tem dia que chego a ficar triste, morrendo de vontade de comprar uma coisinha que seja.
    Hoje quando saio, o cartão de crédito fica em casa, e saio só com o de débito, assim né, se bater a vontade de comprar tem que ser a vista e isso faz a gente pensar duas vezes…
    Te desejo toda a sorte nesse desafio! Me avisa quando for fazer as aulas da carteira pra gente fazer juntas! hahaha #PoupançaCarteiraThai&Tamy
    Beijos!

    • Reply Thai 31 de março de 2016 at 10:54 pm

      Guriiiia! Demorei anos pra vir responder, mas finalmente vim.
      Depois que o Di perdeu o emprego também, ficou tudo mais apertado. A nossa história tem muita coisa em comum. hahaha Acho essa dica de deixar o cartão de crédito em casa muito boa, pois ele é pura ilusão, né?
      Também sinto essa necessidade de comprar a ponto de ficar meio triste quando não compro. Mas vamos seguir em frente sem sentir que estamos escravas desse consumismo!
      #PoupançaCarteiraThai&Tamy com certeza! Beijo!

  • Reply Carmen 21 de março de 2016 at 5:46 pm

    Genteeee… Como me identifiquei com esse post, com certeza esse desafio precisa ser cumprido por mim também…
    Com o passar dos anos me tornei tão consumista que nem me reconhecia mais, me encrenquei feio com o cartão de crédito e depois de pagar a dívida fiquei meses se comprar, e foi tão bom pra mim. Mas tudo que é bom dura pouco kkkkk, a maligna Renner abriu aqui em Angra, começou a sobrar aquele din din do salário, e ferrou de novo kklk
    Quero tanto mudar isso, quero tanto ter força de vontade, não entendo porque isso tem que ser tão difícil ?

    Vou tentar entrar nessa com você, e me segurar esse ano, o máximo que puder pelo menos kkkkk

    Amei o post!!!!!

    • Reply Thai 22 de março de 2016 at 11:38 am

      Amiga, você é uma das pessoas que sabe bem do que eu tô falando. Esse desespero de querer ter tudo e sempre acabar sem dinheiro. Tô torcendo pela nossa mudança, vamos nos apoiar pra conseguir. haha Obrigada pelo seu depoimento aqui! Um grande beijo, saudades! <3

  • Reply natalia 21 de março de 2016 at 9:36 am

    Bah guria sou igualzinha. TB cresci usando roupa da prima. Depois q vim morar em rio grande comecei a trabalhar e só foi em roupa.. Só pra ter noção gastei mais de 5 mil ano passado em roupa sapato bolsa e maquiagem… Triste amiga quando vi q podia ta com a carteira de motorista na mão , decepcionante .pior que ainda to pagando conta do ano passado. ( e não são poucas ) eu quebrei cartão de crédito.mas ainda tenho da Renner (maldita) Pompéia e gastou. Afff to cansada de pagar….. Vamos a luta amiga. Força foco e fé

    • Reply Thai 22 de março de 2016 at 11:37 am

      Chega a ser engraçado, mas ao mesmo tempo é reconfortante saber que não estamos sozinhas, né? Eu já me decidi que vou mudar, e fico aqui torcendo por você também. Espero de coração que depois de conseguir se livrar das dívidas, que você não caia em tentação de novo. rs É isso aí, força, foco e fé! Obrigada por compartilhar sua história com as compras, um grande beijo!

    Leave a Reply